Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 12 de setembro de 2010

Aprendiz de cuiqueiro

Bem, como estamos aqui para compartilhar "conhecimentos cuiquísticos", me lembrei de um desenho que eu acho muito bacana chamado Aprendiz de cuiqueiro, cujo o autor é Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortelline Rossi, ou simplesmente Lan, como é popularmente conhecido este grande caricaturista.


Aprendiz de cuiqueiro (Lan)


Além desse, tenho aqui nos meus arquivos outro desenho do Lan que também retrata um cuiqueiro, mas este eu não sei o título...


Título desconhecido (Lan)

6 comentários:

  1. Parabens,pelo blog,eu aprendiz de cuiqueiro achei as materias postadas de grande valia, para quem adora este instrumento.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Nei!
    Somos todos eternos aprendizes...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sou um Aprendiz e este Brog só me deu mais inspiração!! Muito bom seu trabalho muito sucesso!!! Dinho

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Paulinho Bicolor, belo trabalho. Não basta ser cuiqueiro, tem que conhecer a história desse exótico instrumento. ´Samba sem cuíca não é samba. VALEU MEU IRMÃO.

    ResponderExcluir
  5. Queria alguma coisa sobre afinação alguem pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  6. Queria alguma coisa sobre afinação alguem pode me ajudar??

    ResponderExcluir