Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Vídeo 4 - Empachando uma pele de cuica

O vídeo dessa postagem é uma edição de dois outros vídeos encontrados no YouTube, cujas fontes estão relacionas mais abaixo. Ele traz imagens de um rapaz empachando uma pele de cuica. Ao assisti-lo, algumas pessoas poderão até pensar que empachar uma pele é algo relativamente fácil, mas não é bem assim. Na realidade, trata-se de um procedimento que exige muita prática para que fique bem feito.

Devido à qualidade um pouco precária desse registro, alguns detalhes essenciais do processo não estão muito evidentes, por exemplo: como se dá o famoso "nó de porco" para amarrar o gambito no couro; com que tipo de ferramenta o couro é envolvido no arquilho, que é aquele arco de madeira ou alumínio onde o couro é empachado; dentre outras questões que somente a prática nos revela. Mas, mesmo assim, é possível ter uma noção do processo como um todo e do quanto pode ser trabalhoso.

A trilha sonora é uma composição do nosso grande mestre Osvaldinho da Cuica, por sinal, muito apropriada para a ocasião. O título é “A Cuica do Maninho” que, segundo o próprio Osvaldinho, foi inspirada numa situação que realmente aconteceu com ele. Vale ressaltar os seguintes versos: você bem sabe que instrumento não se empresta, se ele quebra acaba a festa e eu vi muita festa acabar; agora, vê se fica mais esperto quando algum curioso por perto quiser na cuica tocar. Sugiro a leitura da postagem “Me empresta a sua cuica?” para complementar essas ideias.


*Fontes para edição do vídeo: How to lap a cuica head / How to lap a cuica skin part 2
.

5 comentários:

  1. Aê, Paulinho!
    Muito bom o blog, Malandro!
    Virei seguidor e vou aguardar novos textos.

    Grande Abraço,
    D. Germano - Vila Matilde

    ResponderExcluir
  2. Maravilha Douglas!!!
    Muito obrigado meu amigo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala Paulinho que bom que encontrei seu blog pois sou amante do samba e toco cuíca, espero que em 2011 venham várias dicas sobre esse instrumento maravilhoso que é a cuíca, caso queira também tenho um blog que divulga as rodas de samba do RJ,peledegato.blogspot.com
    Parabéns pelo blog espero que nos esbarremos pelas rodas do RJ.
    Um Abraço,
    Marcelo Paxu

    ResponderExcluir
  4. salve Paulinho!!!fico muito feliz de ter encontrado seu blog pois é díficil encontrar cuiqueiros na cidade onde moro,sou de Itaquaquecetuba em São Paulo vc poderia nos ensinar a trocar o cambito da cuica minha pele é da contemporânea de 8" porem já vem com um aro e meu gambito quebrou no dia em q ganhei minha cuica qdo eu usei a 1° vez num palco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aconteceu a mesma coisa comigo, sou de Presidente Prudente/SP...o que devo fazer??

      Excluir