Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Água de cuíca

Hoje é 1º de abril, dia da mentira, e para celebrar essa data tão especial nada melhor do que falar sobre a famosa “água de cuíca”.


Reza a lenda que antigamente, quando um cuiqueiro tinha a oportunidade de viajar para outro país, sabendo que provavelmente algum gringo desejaria comprar sua cuíca, ele levava na bagagem uma ou mais cuícas extras, justamente para serem vendidas. A questão é que durante a negociação da venda o cuiqueiro utilizava uma estratégia bastante arriscada, mas que funcionava direitinho. Conheci essa história mais ou menos assim...

O gringo, impressionado com a performance do cuiqueiro, se dirigia a ele mostrando interesse em comprar aquele instrumento tão interessante, perguntando por quanto o cuiqueiro lhe venderia. O cuiqueiro dizia então um valor bem baixo, como uns 20 dólares ou algo assim. O gringo ficava entusiasmado em adquirir a cuíca pagando tão pouco e comprava imediatamente. Mas em seguida, questionava: ok, mas como faz pra tocar? Nessa hora o cuiqueiro tirava a carta da manga, dizendo o seguinte: bom, pra tocar cuíca você precisa do pano e da água. Essa água serve para molhar o pano e sem ela é impossível tocar! O gringo ficava ainda mais fascinado e perguntava ao cuiqueiro onde conseguir o pano e a água. Com toda sua malandragem, o cuiqueiro emendava: olha my friend, essa água é a “água de cuica”... uma água especial e essa aqui é das boas! Se quiser, te vendo o pano e uma garrafinha da água por apenas mais 500 dólares. Surpreso e não muito contente com essa novidade, mas sem encontrar outra saída por já ter comprado o instrumento, o gringo se via obrigado a pagar esse valor tão mais alto e o cuiqueiro voltava pro Brasil feliz da vida.
.

9 comentários:

  1. muito boa meu parceiro como sempre mandando muito bem forte abraço e parabéns

    ResponderExcluir
  2. também já ouvi essa história de água de cuica na marquês de sapucai,nos anos 80.

    Milton Soares

    ResponderExcluir
  3. Pra tocar minha cuíca bem legal ainda prefiro a água que passarinho não bebe...

    ResponderExcluir
  4. Eu já uso Querosene que evapora desliza melhor e não molha o couro da pele.

    ResponderExcluir
  5. Voltando ao blog depois de um tempão afastado e lendo a história das água da cuíca, aconteceu comigo em uma roda de samba num bar aqui em Brasília. Durante o intervalinho entre um samba e outro tirei da bolsinha do case da minha cuíca a garrafinha com água para molhar o pano.
    Tirei também minha garrafinha de metal onde sempre levo minha pinguinha ou meu uisquinho para molhar a palavra de vez em quando. Aí uma senhora olhou atentamente minha ação de molhar o pano com a garrafinha de plástico e mandou a pergunta: o quê é isso? É água, minha senhora. Mas pra quê? Bem, precisa molhar o paninho da cuíca de vez em quando senão ele seca e não dá pra tocar. É a água da cuíca. Tá, mas e essa outra garrafinha de metal? Aí abri e dei pra ela cheirar o líquido. Ué, mas é cachaça? Pois é madame, essa é a água do cuiqueiro. É pra molhar a goela de vez em quando senão seca e não dá pra cantar.....A madame saiu meio achando que tinha levado uma gozação.....

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkk, muito boa história! Os dois tem que ter água pra tocar sempre!!!

    ResponderExcluir
  7. Brinco com minha cuíca aqui nuns pagodesinho de fim de semana jà usei querosene mais como estou toda hora molhando a palavra procurei usar mesmo água pois a mão não fica com cheiro nenhum.Paulinho Niterói.

    ResponderExcluir
  8. Eu também já ouvi esta história de água de Cuica porém acho que é lenda , eu uso água mesmo que funciona muito bem outros preferem querosene.

    ResponderExcluir