Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 8 de maio de 2011

Cuiqueiros 2 - Alfredo Bessa



Alfredo Bessa nasceu no Rio de Janeiro, em 1933. É um percussionista completo, mas tocando cuica, dava um "molho" todo especial acompanhando um dos maiores compositores da música brasileira, Baden Powell, com quem viveu os principais momentos de sua carreira. Além de tocar com Baden, Alfredo trabalhou também com muitos outros nomes importantes da MPB, dentre eles: Martinho da Vila, Elis Regina, Lamartine Babo, Clara Nunes, Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda, Vinícius de Moraes e Paulo César Pinheiro, com quem compôs Ponto do Caboclo Desengano, numa tríplice autoria com João de Aquino. Com esses artistas, teve a oportunidade de fazer inúmeras gravações e se apresentar em diversos  países como Japão, Holanda, Cuba, Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Espanha, tornando-se um cidadão do mundo. Atualmente vive em Oslo, capital da Noruega, onde desenvolve um trabalho de terapia musical com o governo local, mas morou também em outros países, como o Marrocos, onde participou de diversos eventos musicais e deu aulas de música no conservatório de Rabat. Alfredo Bessa é, portanto, um grande representante da música brasileira no exterior, tendo sempre a cuica entre as suas ferramentas de trabalho e tocando com muita alegria, como vemos nos registros abaixo.  

Nesse primeiro vídeo, reparem que ele toca com uma cuica de cinco tarrachas e com porcas-borboleta na extremidade do aro superior, próximas à pele. Muito diferente das cuicas que costumamos ver atualmente, com porcas de chave na base do aro inferior.


Nesse outro vídeo - bem mais recente - Alfredo tira o maior som com uma cuica pequenininha, de apenas seis polegadas, e canta uma sequencia de músicas brasileiras num bar chamado Café Brasil, em Oslo - Noruega.

2 comentários:

  1. Obrigado ~ beautifully fresh and raw; love the Baden Powell a lot too! Regards from California...

    ResponderExcluir
  2. Pô pancada esses videos ai hein!! Tenho um video do Alfredo Bessa(que Beth Carvalho o chamava de "primitivo"),tocando com Clara Nunes no Japão,junto com conjunto Nosso Samba e uma par de feras.

    ResponderExcluir