Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vídeo 9 - Isso que é solo de cuica!

A maioria das pessoas que costumam acessar esse blog já devem ter assistido no YouTube as cenas em que o Fritz Escovão faz um solo de cuica durante a apresentação do Trio Mocotó num programa de televisão. Acontece que existe uma razão muito especial para postá-lo aqui hoje, pois é aniversário do Fritz, e assim, poderemos todos comemorar e desejá-lo muita saúde e felicidade, como a que ele parecia sentir nessas imagens. Aliás, a pessoa que postou esse vídeo no YouTube foi muito feliz na escolha do título, porque realmente "Isso que é solo de cuíca!". Segue uma edição com o trecho do solo:


A principal característica no estilo cuiquístico do Fritz é o virtuosismo, sendo por essa razão, e também pelo cabelo black-power, chamado de "o Jimi Hendrix da cuica". Apesar de ter iniciado sua carreira artística no universo das escolas de samba do Rio de Janeiro, foi em São Paulo, para onde se mudou no fim dos anos 1960, que o Fritz começou a tocar cuica e como ele mesmo me revelou, não se lembra como  exatamente isso aconteceu. Só lembra que foi tocando cuica pra lá e pra cá, gravando com um e com outro, até se firmar como integrante do Trio Mocotó, tocando cuica, cantando e compondo músicas para o conjunto, que se notabilizou ao lado de Jorge Ben Jor pelo balanço do samba-rock. E pelo fato do samba-rock exigir uma puxada de cuica diferente do samba "convencional", aos poucos ele foi encontrando o toque mais adequado ao gênero e se tornando esse cuiqueiro incrível. 

Mas além da maneira virtuosística de tocar, outra qualidade bastante representativa do Fritz Escovão é a capacidade dele solar músicas na cuica. O vídeo acima nos mostra isso em alguns trechos, mas aproveito para postar novamente o áudio de duas músicas gravadas pelo Fritz com o Trio Mocotó, que nos dão a dimensão do talento desse grande cuiqueiro. A primeira é uma versão do clássico Rain Drops Keep Falling on My Head, gravada em 1973 com o título Gotas de Chuva na Minha Cuica. O arranjo dessa versão foi escrito pelo sensacional maestro Rogério Duprat e segundo o próprio Fritz, "essa foi a primeira vez em que uma cuica cantou em inglês".  

Gotas de Chuva na Minha Cuica 


A próxima música é uma das várias obras-primas compostas por Tom JobimÁguas de Março, um clássico da Bossa Nova, onde o Trio Mocotó imprimiu o ritmo do samba-rock, com o Fritz Escovão em mais um sensacional solo de cuica. Essa gravação é de 2001.
   
Águas de Março


Parabéns Fritz! Obrigado por tudo! Muitos anos vida, saúde e felicidade!
.

3 comentários:

  1. belissima postagem, estou boquiaberto até agora, sensacional parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aulas de Cavaquinho, Banjo & Violão Via Internet 2012 ON LINE 100% ao Vivo e on line . Visite o site e confira http://www.adilsondocavacoaulasvianet.com/
    http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAATkivTDibXe6IAEQUr10hAAn8DYMjJdoRnglRn-jGPl8zGU_RY06bi3z3PFiGuaupvBowEwbRg_OIn1pVU5p2cAm1T1UDFuM2cUxjbxankvqMMQpGQ1hwL-.jpg

    ResponderExcluir
  3. Por favor, quem pode me ajudar? Gostaria muito de encontrar uma batucada dos anos 70, ele tem a presença marcante de uma cuíca, a pista que tenho para dar é que é uma batucada que tocava nas chamadas para jogos de futebol, a primeira vez que ouvi foi durante a Copa-78 da Argentina, passava na Globo.

    ResponderExcluir