Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Procura-se: professor de cuica

Salve cuiqueiros!!!

Costumo receber frequentemente e-mails e telefonemas de pessoas perguntado sobre aula de cuica e na maioria das vezes elas vivem em cidades onde não conheço nenhum professor para indicá-las. Portanto, convoco todos os professores de cuica no Brasil e no exterior para enviarem um e-mail - cuiqueiros@sarava.art.br - ou deixarem um comentário nesta postagem com os dados (nome - país - cidade - telefone - e-mail), pois irei criar uma lista permanente na lateral do blog com esses contatos. A ideia é armazenar o máximo de contatos possíveis e não importa se tiverem muitos professores numa mesma cidade. Isso pode ser bom, inclusive, pois dessa forma os interessados em ter aulas poderão escolher o seu professor de acordo com a proximidade do bairro onde vivem, o valor cobrado pela aula, o método de ensino, etc. Quem não for professor de cuica, mas conhece alguém que dê aulas, peço que comunique a esta pessoa para que ela também envie seus dados. E aqueles que desejam começar a dar aulas, aproventem a oportunidade! Como disse a poetisa Cora Coralina, "feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".

Até a próxima!
.   

domingo, 20 de novembro de 2011

Origem africana

A associação entre cuica e África é impossível de não ser feita. Dentre as diversas versões que explicam a origem da cuica, há quem diga que se trata de um instrumento originalmente africano, trazido para o Brasil pelos negros aqui escravizados. Hoje se celebra o dia da consciência negra, 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e essa postagem é uma forma de homenagear o maravilhoso legado cultural deixado no Brasil pelos povos africanos

Encontrei alguns registros que mostram o uso de instrumentos similares à nossa cuica em países da África, como essas fotografias e o vídeo mais baixo. As fotos foram tiradas no Congo, segundo o blog onde as encontrei. Já o vídeo, não pude identificar de onde é, mas o que realmente interessa nele não são as imagens, e sim a música, que é incrível! Várias "cuicas" soando juntas.










Uma história interessante sobre a suposta origem africana da cuica foi contada pelo amigo Dr. Kuika, num comentário que ele deixou aqui no blog. Segue um trecho do que ele disse:

"(...) alguns anos atrás me deliciei com esta história e acredito que seja verdade. Em uma cidade chamada Djibouti havia uma tribo de negros denominada Somalis e outra Afar. Eles realizavam um culto onde existia um instrumento chamado kuitá, nos mesmo moldes de nossa cuica. Era o assentamento de um orixá denominado Barä (Exú), e esse instrumento era feito de uma árvore oca chamada catombé, onde era colocada a pele do animal sacrificado no ritual e colocadas duas hastes de madeira em seu interior. Com a chegada do homem branco e o inicio da escravidão, alguns somalis e afar vieram para o interior de Minas Gerais. Para se manter o culto e ritual, como não existe catombé no Brasil, eles passaram a usar os barris de rum e/ou azeitona para fazer o Kuitá, que hoje nós chamamos de cuica."
.