Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Adesivo para proteção da pele

Aprendi esse "truque" com o falecido Carlão, cuica de ouro da Unidos da Tijuca. É uma coisa simples de fazer e que evita um problema muito comum principalmente entre os iniciantes na nobre arte de tocar cuica. Quando estamos tocando, não reparamos que o pano úmido encosta algumas vezes na pele do instrumento e isso vai molhando a área em volta do gambito, até que a pele rasga nessa região. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se colocar algum tipo de proteção na pele. O vídeo abaixo nos mostra uma maneira bem eficiente de proteger a pele da cuica utilizando fita adesiva. Uma dúvida que logo surge em quem vê isso pela primeira vez é se a proteção, por ficar colada na pele, não altera o som da cuica. Fiquem tranquilos, pois a sonoridade não muda em nada. No vídeo, acrescentei como trilha sonora uma gravação intitulada Minha Cuica, se não me engano, gravada no segundo disco do meu parceiro Chocolatte, ótimo cuiqueiro, baterista e cantor. Valeu meu povo! Até.

.

4 comentários:

  1. Muito boa essa dica meu parcero... realmente este problema já me aconteceu varias vezes... abraço e mt obrigado....
    Rê Percussão - Passo Fundo- RS

    ResponderExcluir
  2. Pois é Rezende, comigo também já aconteceu algumas vezes. E aqui vai mais uma dica: quando forem fazer o furo na fita adesiva, muito cuidado pro buraco não ficar maior do que o necessário. Tem que ficar bem rente ao gambito. Porque se não, o menor espaço que seja, pode ser o suficiente para a umidade do pano molhar a pele. Aí, já era! hehee... Valeu!!

    ResponderExcluir
  3. GRANDE PAULINHO BICOLOR, EU FAÇO DE FORMA DIFERENTE, ANTES DE COLOCAR(ENPAIXAR) O COURO COLOCO O PLASTICO NO CAMBITO, E DEPOIS ENCOURO, NESTE METODO O SOM E MAIS APURADO SEM DISTORÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Fala meu mano,
    ótima dica realmente eu já passei por isso
    valeu pela orientação um forte abraço !!!

    ResponderExcluir