Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 21 de abril de 2012

8º Encontro de cuiqueiros do Rio de Janeiro



Meus amigos e amigas, estive lá no 8º encontro de cuiqueiros do Rio e depois dessa experiencia, pretendo ir a todos os próximos. Foi muito bacana! Estavam presentes mais de cem cuiqueiros e cerca de quinze a vinte cuiqueiras, com algumas presenças ilustres como a do mestre Odilon, padrinho do evento, e do Dr. Hiram Araújo, diretor do departamento cultural da LIESA.

Houve uma bela homenagem com direito a entrega de plaquinha e tudo ao Sr. Jovenito, o famoso "Jovem", que apesar do apelido, recebeu a honraria justamente por ser o cuiqueiro mais velho entre os presentes. Um gesto simbólico que na realidade serviu para homenagear a todas as pessoas que dedicam - ou dedicaram - uma parte de suas vidas a esse instrumento musical que nós tanto amamos. Depois de servido o churrasco e o delicioso caldinho de mocotó, foi a vez das cuicas, que gargalharam felizes da vida, comemorando também o seu dia.

Aproveitei a ocasião para perguntar ao Sr. João Nepomuceno, organizador do evento, o porquê do dia da cuica ser comemorado hoje, 21 de abril. Ele respondeu que a data foi escolhida simplesmente por ser um feriado, dia em que os cuiqueiros poderiam comparecer com mais tranquilidade à confraternização. Então, quer dizer que não existe uma razão especial que justifique a data instituída como o dia da cuica. Mas, independente de qualquer coisa, o Sr. João está de parabéns pelo esforço em realizar esse evento pelo oitavo ano seguido, assim como o Sr. Hildebrando e tantos outros que estiveram lá ajudando a organizar a festa. Parabéns a todos!

Até o próximo encontro! E viva a cuica!!!
.

Um comentário:

  1. Parabéns caro Paulinho! Gostei muito da sua proposta e iniciativa à respeito desse nosso instrumento tão peculiar e particular...Forte abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir