Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 21 de abril de 2012

8º Encontro de cuiqueiros do Rio de Janeiro



O 8º encontro de cuiqueiros do Rio de Janeiro provou que o Dia  Nacional da Cuíca, apesar de não ser ainda uma data oficialmente reconhecida pelos órgãos competentes, já está mais do que consolidada entre os amantes da cuíca.

Segundo informação dos organizadores João Nepomuceno e Hildebrando, o dia 21 de abril foi escolhido como Dia da Cuíca simplesmente por ser um feriado nacional (Dia de Tiradentes), o que permite aos cuiqueiros comparecer com mais tranquilidade à confraternização.

O evento contou com a presença de aproximadamente cem cuiqueiros e cerca de quinze cuiqueiras, contando inclusive com presenças ilustres como Mestre Odilon, padrinho da festa, e Hiram Araújo, diretor do departamento cultural da LIESA.

Houve uma bela homenagem ao senhor Jovenito, o famoso Joven da Cuíca, que apesar do apelido (com "n" mesmo), recebeu um
 prêmio de Honra ao Mérito justamente por ser o cuiqueiro mais longevo entre os presentes.  Depois de servido o churrasco e o delicioso caldo de mocotó, foi a vez das cuícas darem o ar da graça, gargalhando como se também comemorassem o seu dia. Salve a cuíca!!!
.

Um comentário:

  1. Parabéns caro Paulinho! Gostei muito da sua proposta e iniciativa à respeito desse nosso instrumento tão peculiar e particular...Forte abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir