Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 26 de maio de 2012

Eu não gosto de cuica!

Quem já ouviu alguém dizer que não gosta de cuica? Pois bem meus amigos, por mais inacreditável que isso possa parecer, essas pessoas existem. Na verdade, a cuica é um exemplo clássico do tipo de coisa que ou se ama, ou se odeia. Mas nós, que amamos tanto esse instrumento, não devemos nos ofender quando alguém disser algo parecido com o que vemos nesse vídeo abaixo. Como o objetivo deste blog é exaltar a cuica e agir sempre em seu benefício, sei que pode parecer estranho dar voz a quem trata a cuica com desprezo. Mas é também objetivo deste blog ser um espaço democrático, aberto a todo tipo de opinião, inclusive para estimular nosso senso de auto-crítica enquanto representantes dessa arte tão prazerosa, mas que nem todos tem o privilégio de saber apreciar.

.

sábado, 12 de maio de 2012

Carnaval é a mãe (por Manuela Oiticica)

Já vi a Manuela tocando cuica algumas vezes na roda de samba do BIP BIP, bar tradicionalíssimo aqui do Rio de Janeiro. Sabia então que ela é fera tocando, mas com as palavras, foi uma ótima surpresa. Que texto bonito publicado em seu blog, autorizado por ela ser replicado aqui. Uma crônica perfeita do cotidiano de tantos cuiqueiros, para ler, reler, e se emocionar. Destaco uma frase em especial que me deixou muito tocado: ...aquela criança morta e cheia de tarrachas seguia em seu colo... Quem já quebrou o gambito em pleno desfile pode entender o que isso representa. Que tradução mais linda Manu, parabéns!

Carnaval é a mãe
(por Manuela Oiticica)

Manuela Oiticica

Quarta-feira de roupa abotoada até a penúltima casa e o cinto um furo mais fouxo. A regata vinha nos domingos, bermuda branca e mocassim. De novo quarta-feira, convenções, dinâmica, paradinha. Refrão do meio. Bossas, entrada para o refrão de fundo. Nova viradas, peré que-tés, carigunduns e, outubralmente, o samba do ano. O que indicava o mestre de bateria ele repetia com preguiça ou raiva: sinceras formas de obediência. (continua...)