Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Trem do Samba

Apesar deste breve período sem novas postagens, retomo os trabalhos a tempo de falar do Trem do Samba. Para quem não sabe, o samba não é celebrado apenas nos dias de carnaval. Ele tem o seu dia oficial, dois de dezembro. Ocorrem muitas festas em comemoração ao samba nesta data e, dentre todos esses eventos, o Trem do Samba, no Rio de Janeiro, é certamente o maior. Chegando à sua 17ª edição, pela primeira vez o Trem terá um vagão exclusivo para os cuiqueiros. Mas, apesar dessa boa notícia, infelizmente nem todos poderão fazer a viagem até Oswaldo Cruz no vagão das cuicas. Estão autorizados a ingressar neste vagão apenas os cuiqueiros que garantiram suas vagas por ordem de confirmação no Projeto Cuica. Foram fabricadas camisetas, como esta do modelo abaixo, para serem distribuídas aos cuiqueiros presentes neste vagão. Parabéns aos organizadores do vagão das cuicas! Sei que não tem sido uma tarefa fácil garantir esse espeço exclusivo ao nosso querido instrumento musical.


Mas atenção: apesar do dia do samba ser oficialmente comemorado no dia dois de dezembro, o Trem do Samba será realizado no dia primeiro, ou seja, amanhã, com o início das festividades marcado para as 15h, na Central do Brasil. Quanto ao vagão dos cuiqueiros, será o primeiro do 3º trem, com partida marcada para as 19:04min. Aqueles cuiqueiros que não estão relacionados para ingressar neste vagão, não se preocupem, pois poderão participar da mesma forma, em algum dos outros vagões nos trens que farão o mesmo trajeto da Central à Oswaldo Cruz. Basta levar 1kg de alimento não perecível e trocar pelo ingresso. Sugiro que acessem o site oficial do evento, onde há mais detalhes sobre toda a programação. Para quem ainda não conhece, segue este vídeo com um pouquinho do que deverá se repetir amanhã, nessa grande festa em homenagem ao samba. 


Vejam também que bacana esse trabalho realizado pela revista Super Interessante, onde a história do samba foi transformada em um infográfico no formato de linhas de trem. Viva o samba e viva seu instrumento mais representativo, nossa querida cuica! 

Boa festa a todos!
.