Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cuíca sob medida: considerações sobre o diâmetro do instrumento


Sempre tive curiosidade de saber porque as cuícas são medidas em polegadas e não em centímetros, unidade de medida mais comum no Brasil. A razão, segundo informação que obtive do Sr. Humberto, proprietário da GOPE, é que todo tipo de tambor fabricado na indústria nacional recebe essa base de medida por influência das primeiras baterias que chegaram no país, na década de 1940, importadas dos Estados Unidos, onde a unidade de medida tradicional é justamente a polegada.

Com o passar do tempo, os revendedores das baterias norte-americanas se habituaram a medir os tambores assim no Brasil. E mesmo depois de criar suas próprias marcas e fabricar suas próprias baterias, como foi o caso do Sr. Humberto com a GOPE, produzindo inclusive a linha de instrumentos da música brasileira, como a cuíca, mantiveram a polegada como medida padrão.

A polegada é representada por este símbolo " e as medidas de cuíca mais comuns são 8", 9½" e 10", que correspondem respectivamente às cuícas da foto acima. A medida de 9" também tem sido bastante utilizada e existem também cuícas de 6" e 12" disponíveis no mercado, mas que não são de uso muito comum entre os cuiqueiros mais experientes. E há também cuícas fora desses padrões, geralmente mais antigas, fabricadas de forma mais artesanal, como as preciosidades do falecido Arnaldo, célebre cuiqueiro do Império Serrano, considerado por muitos o melhor fabricante de cuíca de todos os tempos.


O tamanho da cuíca determina questões como o peso do instrumento, por exemplo. Em termos de sonoridade, as diferentes medidas influenciam principalmente na variedade de notas possíveis de serem emitidas. Quanto maior a cuíca, maior a variedade de notas entre graves, médios e agudos que se pode tocar. Fazendo então uma comparação com o piano, uma cuíca pequena seria como um piano com poucas teclas, enquanto uma cuíca grande seria como um piano com um teclado um pouco maior. Mas é claro que a variedade de notas disponíveis em uma cuíca depende, sobretudo, da habilidade de que toca em extraí-las.
.