Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cuica no trem / Tóquio - Japão


A grande festa em comemoração ao dia nacional do samba, realizada há 18 anos no Rio de Janeiro, agora tem a sua versão japonesa. O famoso Trem do Samba, que nas duas últimas edições contou com o sensacional Bloco das Cuicas, foi reproduzido em 2013 pelos amigos da Confederação de Cuiqueiros do Japão, tornando os trilhos de Tóquio mais felizes. É bonito de ver!!! 


E chegando ao ponto final, o trem parou mas a festa não. O próximo vídeo registra a diversão que se seguiu durante a 5ª Festa da Cuica. Parabéns aos cuiqueiros do Japão! 


.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Bloco das Cuicas 2013

Dando continuidade ao tema abordado nas duas últimas postagens, segue o registro em vídeo feito pela amiga Zezé Fonseca mostrando alguns momentos do Bloco das Cuicas no Trem do Samba de 2013. E mais abaixo, além da fotografia que reúne boa parte dos cuiqueiros que estiveram presentes, transcrevo algumas palavras do Luizinho, responsável pela organização do bloco, que traduzem muito bem o espírito de amizade e respeito que deve prevalecer entre nós, amantes da cuica. Viva o nosso bloco! Feliz 2014 pra todo o mundo!!


Fizemos mais uma vez o TREM do SAMBA, e essa foi a nossa 2ª edição, nossa segunda participação. Quando aconteceu a reunião com o Marquinhos de Oswaldo Cruz, lá na "Portelinha", ele me confidenciou o seguinte: "enquanto eu Marquinhos estiver respirando, e até o meu último suspiro..., quero vocês junto comigo no TREM do SAMBA, vocês trouxeram mais alegria, ritmo, e sorrisos para Oswaldo Cruz..., vocês são show!" Mas apesar de termos feito bonito, mais uma vez, devemos sempre estar melhorando a cada ano. Nossa alegria, nosso ritmo e nossa UNIÃO, deve ser MAIOR sempre..., UNIDOS PODEMOS TUDO..., e o BLOCO das CUICAS é hoje uma REALIDADE, e isso graças a UNIÃO de TODOS NÓS..., e que assim seja! NOSSA PARTICIPAÇÃO NO TREM do SAMBA tem como OBJETIVO MAIOR..., "FORTALECER" a CUICA!!!

.