Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 21 de março de 2014

2º Encontro de cuicas de Belo Horizonte

Na última postagem, mencionamos o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, realizado em Belo Horizonte, onde uma das canções concorrentes foi justamente "O Pano da Cuica", que apesar de usar a cuica apenas como um pretexto para dar outra conotação à sua mensagem, não deixa de ser um registro interessante envolvendo a nossa querida "chorona".

Mas, além deste evento, Belo Horizonte viu acontecer outra importante iniciativa em prol da revitalização do seu carnaval: o 2º Encontro de Cuicas de Belo Horizonte. Graças a pessoas como o Luciano Cuica Play, Rafael Leite e outros mais, a cuica tem sido reverenciada na capital mineira e a amizade entre os cuiqueiros locais fortalecida. Bom para a cuica, bom para o samba, pro carnaval e para a vida cultural de BH, cidade de enorme importância artística para o Brasil. Tomara que o futuro reserve inúmeros novos encontros como o deste ano e que se repitam momentos como os registrados neste vídeo:


E por falar em encontro de cuiqueiros, daqui a exatamente um mês, no dia 21 de abril, será realizado o 10º Encontro de cuiqueiros do Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia da Cuica. A data ainda não é oficial, mas existe um projeto de lei (PL n.º 197/2013) para a sua oficialização no município do Rio de Janeiro. Independente de ser oficial ou não, todos os que puderem comparecer no próximo dia 21, a partir das 13h, na quadra da G.R.E.S. União de Jacarepaguá serão muito bem chegados. A entrada é gratuita e cada pessoa deverá levar 1kg de carne para o churrasco, conforme solicitação do Sr. João da Cuica, organizador do evento. Já as bebidas serão vendidas no bar da escola. E não deixem de levar as suas respectivas cuicas, é claro!
.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Música 13 - O Pano da Cuica

A música apresentada aqui, é uma das canções que concorreram ao prêmio do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, realizado em Belo Horizonte neste último carnaval. Além de homenagear o Mestre Jonas, sambista e agitador de eventos na cidade, falecido em 2011, o concurso visa resgatar a tradição das marchinhas de carnaval em BH. E a irreverência é uma característica muito comum nesse tipo de canção, presente muitas vezes em frases de duplo sentido, como no caso dessa música. O Pano da Cuica ficou entre as doze finalistas do concurso, mas aqui é incontestavelmente eleita a marchinha campeã!



O Pano da Cuica
(Flávio Henrique, Gustavo Maguá e Marcos Frederico)

Acha o pano
O pano é essencial
Vem cá, vem meu bem
Acha o pano pra mim
Acha o pano que é carnaval

Perdi o pano da cuica
E a baqueta do tamborim
A baqueta eu encontrei, já ta na mão
Vem cá meu bem
Acha o pano pra mim

O pano é muito importante
Sem ele o som fica ruim
 Sem o pano não vai ter cuica não
Vem cá meu bem
Acha o pano para mim
.