Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Vídeo 16 - Cuíca Choreography

A cuíca já foi tema para aplicativo de celular como o Cuíca Lite e o CuícApp; tema para as artes visuais, nas colagens de Gilberto Mello e nos desenhos do Lan; e também não poderia deixar de ser tema para os poetas da música popular, como fizeram Wilson Baptista e Haroldo Lobo no samba "Como se faz uma cuíca". 

Mas hoje, em comemoração ao Dia da Cuíca, iremos apreciar o trabalho da companhia de dança Samba Performers numa performance em que a trilha sonora dá destaque para a chorona e os passos da dança seguem os sons do instrumento. 

Não é novidade para ninguém que os cuiqueiros adoram reverenciar as belas passistas e rainhas de bateria, assunto da postagem "O cuiqueiro e a passista", mas aqui temos uma homenagem inversa. Agora são as passistas que reverenciam a cuíca nesta criação da coreógrafa Angelique Starks

A música utilizada como trilha sonora foi gravada pelo grupo Fiesta Brazil. Por enquanto, ainda não sei o nome do cuiqueiro que realizou esta gravação, mas está à altura das belas dançarinas. E viva a chorona!!!

.

sábado, 12 de abril de 2014

Vídeo 15 - 1º Encontro de Cuiqueiros - Belo Horizonte

Documentário sobre o 1º Encontro de Cuiqueiros feito na Praça da Estação, em Belo Horizonte, em 17 de fevereiro de 2013.

"A cuica nada mais é que celebrar a vida, brincar, se divertir!"