Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Música 14 - A cuica chora

A música dessa postagem é da autoria de Marquinho China e foi gravada no disco "Prazer: Partido-Alto", ao lado de outros três grandes sambistas: Tantinho da Mangueira; o já saudoso Renatinho Partideiro; e o Serginho Procópio, atual presidente da Portela


E o cuiqueiro responsável pelos belos fraseados da cuica nessa gravação é o Quirininho da Cuica, filho do nosso baluarte Quirino Lopes, antigo diretor do naipe de cuica da Mocidade Independente de Padre Miguel, posto que Quirininho herdou do pai, assim como o talento para a música.


A cuica chora
(Marquinho China)

A cuica chora por mim
A cuica chora por mim
Chora de saudade 
De uma amor de verdade 
Que chegou ao fim
(Mas a cuica chora assim)

Sempre que a vida permite
Eu aceito o convite e vou pra orgia
Mas a saudade não sabe se fica
E a triste cuica a saudade anuncia
Chora cuica danada 
Que a rapaziada não tá de bobeira
Essa cuica empolgada
Foi que me levou pro morro da Mangueira

Refrão

Quando ouço uma cuica
É que o samba já está vindo
Quando ela tá chorando
É sinal que estou sorrindo
Nem todo choro é de tristeza
Nem todo choro é de alegria
Se eu toco uma cuica hoje
Eu só vou parar depois do meio dia

Refrão

Meu compadre 
Olha na verdade o samba como fica
Samba pra ficar gostoso
Tem que ter pandeiro e cuica
Eu sei que mais cedo ou mais tarde
A saudade covarde vai largar de mim
Mas enquanto houver dor no meu peito
A cuica sem jeito vai chorando assim

Refrão

Chora que lindo cuica
Deixa de conflito isso não é legal
O choro que sai da cuica
Eu não sei se tem gosto de água com sal
Chora cuica cuica bonita
Pelos becos e vielas
Ela chora os meus lamentos
Eu choro os lamentos dela
.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Movimento Salve às Cuicas

O Movimento Salve às Cuicas é mais uma importante iniciativa que visa o fortalecimento dos laços de amizade entre os cuiqueiros e, acima de tudo, contribuir para que a cuica seja um instrumento musical cada vez mais admirado por todos. Movimentos como este têm acontecido em várias regiões do Brasil (vide Do Oiapoque ao Chuí) e agora é a vez dos cuiqueiros de São Paulo monstrarem sua paixão pela "chorona".

Portanto, em nome dos amigos de SP, todos estão convidados para o 1º Encontro Movimento Salve às Cuicas, que será realizado no próximo domingo, dia 04 de maio, das 13h às 17h, na quadra da Acadêmicos do Tatuapé - Rua Melo Peixoto nº 1513, Tatuapé (perto do metrô Carrão). A organização do evento pede a contribuição de 1kg de carne por pessoa para o churrasco e, é claro, que todos estajam devidamente acompanhados de suas respectivas cuicas. E segue o belo texto do amigo Ubiratan, organizador do evento, onde, em tom de manifesto, expõe as razões para a criação do movimento.


Movimento Salve às Cuicas

A nossa querida "chorona" é um dos instrumentos que mais possui identificação com a bateria de escola de samba, onde foi recriada, lá nos meados dos anos 20 do século passado, alterando a sua forma e o jeito de tocá-lo. Com o passar dos anos e o aperçoamento dos "cuiqueiros", foram descobrindo todas as possibilidades que esse instrumento único oferece.

Utilizada por muitos mestres de bateria, para proporcionar a leveza em uma bateria, oferece o swing, o molejo, o balanço que faz do samba o ritmo tão apaixonante, tão empolgante e ao mesmo tempo tão singular.

Mas com o rumo que as coisas estão tomando, essa "manhosa" corre o sério risco de desaparecer da bateria. Motivos, são vários, pode-se ficar argumentando várias horas, pois todos têm alguma razão, contudo, o fato é que esse instrumento tão identificado, intrinsecamente envolvido com a história do samba e consequentemente do carnaval, não faz parte dos itens obrigatórios de uma bateria de escola de samba.

Com a ajuda de todos os apaixonados por este instrumento, aqueles que as possuem, aqueles que apenas são amantes do seu som, temos que buscar esse reconhecimento, temos que buscar essa homenagem, pois com isso, estaremos perpetuando, dando continuidade e uma sobrevida para este tão singular instrumento, a nossa querida cuica.
.