Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Pesquisa "CUICAS EM DESFILE"


O amigo Marcello Portelense está conduzindo uma interessante pesquisa denominada “CUÍCAS EM DESFILE”, sobre a qual o próprio Marcello nos informa o seguinte:

A pesquisa está relaciona ao uso da cuíca nas baterias de escolas de samba. Queremos levantar, além de dados básicos como o tipo de cuíca, marca e polegada preferida pelos cuiqueiros, informações sobre andamento, padronização e o posicionamento da cuíca na bateria. A pesquisa está longe de ser fechada e definitiva, mas é um primeiro passo para reunirmos dados que podem ser usados por futuros pesquisadores interessados. A pesquisa é 100% anônima. Nem o compilador dos dados saberá a identidade do pesquisado, já que essa informação é irrelevante para o resultado da pesquisa.

Portanto, amigos, não deixem de participar! Basta enviar uma mensagem inbox para o facebook do Marcello informando o seu endereço de e-mail e aguardar o recebimento do link de acesso ao formulário da pesquisa, reproduzido abaixo como ilustração. O tempo para preenchimento não toma mais do que alguns minutos.



A previsão de duração da pesquisa é até março deste ano, mas é muito importante que todos participem o mais breve possível e ajudem divulgando aos amigos que também possam se interessar. Os resultados serão divulgados aos participantes através do mesmo endereço de e-mail informado para o recebimento do formulário. Contamos com a participação de todos!
.