Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 26 de novembro de 2016

Livro: Na bateria da escola de samba


CAPA - Na bateria da escola de samba

Natal chegando, aqui vai a dica de um ótimo presente para uma criança ou adolescente que se interesse por samba. Publicado em 2014 pela editora Gryphos, "Na bateria da escola de samba" é um livro do pianista, compositor e arranjador Leandro Braga, contando com a colaboração de Mangueirinha como consultor técnico e lindas ilustrações de Axel Sande. Trata-se de uma obra com informações sucintas, mas muito instrutivas, por exemplo, sobre "como é formada a bateria, quais os instrumentos a compõem, quantos são os músicos, como é organizada, como são os ensaios. E ainda traz um CD que reproduz o som de todos os instrumentos". Com relação à cuica, o livro apresenta o texto reproduzido a seguir, bem como o áudio de duas gravações ilustrativas acessíveis no player logo abaixo:

A cuica é um instrumento muito peculiar. Seu corpo é de metal e tem uma pele de couro em um dos lados. Em seu centro é amarrada a ponta de uma vareta de bambu, formando uma espécie de umbigo. A mão direita fica dentro do instrumento, friccionando a vareta com um pano úmido. Os dedos da mão esquerda fazem uma pressão maior ou menor sobre o couro da cuica, pelo lado de fora. Quando apertam a pele, o som fica mais agudo. Quando soltam, o som fica mais grave. É um dos instrumentos preferidos pelos ritmistas de idade mais avançada, pois exige menos esforço físico mas, ainda assim, bastante habilidade. Normalmente uma bateria traz de 20 a 25 cuicas.


O site Estante Virtual disponibiliza alguns exemplares deste livro para compra. Apesar de se direcionar ao público infanto-juvenil, é uma leitura que cai bem para todas as idades. Vale a pena conferir!
.