Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 21 de abril de 2012

Vídeo 10 - Mestre Marçal

Neste 21 de abril, para celebrar o dia nacional da cuíca, nada melhor do que apreciar cenas raras de um dos nossos maiores mestres. Apesar de ser titular absoluto na seleção dos grandes cuiqueiros da história, não é fácil encontrar registros do saudoso Mestre Marçal tocando cuíca. Portanto, temos aqui um vídeo digno de comemoração, onde podemos ver a belíssima cuíca de 12 polegadas com que o velho mestre imprimia toda a sua elegância sonora. As imagens são de 1977 e Mestre Marçal acompanha Jards Macalé numa linda interpretação do samba Antonico de Ismael Silva.


Agradeço ao grande batuqueiro Alfredo Castro, cuiqueiro da pesada e nosso importante colaborador, pela indicação deste incrível material. Viva a cuíca e viva Mestre Marçal!!!
.

4 comentários:

  1. Rarissimo... Esse alfredao é bala...

    ResponderExcluir
  2. Mestre dos Mestres Eterno Marçal!!!!

    ResponderExcluir
  3. Aprecio a intimidade com a música e ao mesmo tempo a autonomia da cuíca, assim eu toco.

    ResponderExcluir
  4. Caracas essas coisas assim é que dá imenso orgulho de ser sambista! Uma cuíca cirúrgica nada de mais nem de menos, A viola de jards e a interpretação sem comentários, agora a letra e melodia de Ismael Silva é inspiradora para qualquer geração de sambistas...

    ResponderExcluir